Capacitação para novos conselheiros tutelares inicia no Rincão

Durante esta semana, os conselheiros tutelares e suplentes eleitos em outubro passarão por capacitação, visando o aprimoramento dos trabalhos que serão executados a partir do ano que vem. Os encontros, que começaram nesta segunda, 23, acontecem no Auditório Dona Noca e vão contar com palestras de diferentes áreas da assistência social.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Mariza Gyrão Góes, esse encontro é o primeiro passo de aprendizado para os eleitos.  “A capacitação é importante para os eleitos conhecerem os serviços realizados pela assistência social e atuar junto às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que abrange um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade”, explicou.

Na abertura da semana de capacitação, a advogada Flávia Correa Vieira apresentou uma palestra sobre as funções de um conselheiro tutelar frente ao ECA. Conforme a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Osana de Oliveira Gonçalves, as palestras proporcionaram aos conselheiros o acompanhamento necessário para a iniciação dos trabalhos.

A conselheira eleita Gislaine de Melo mostrou animação no primeiro dia de preparação. “Espero que seja uma semana produtiva e que traga conhecimento para aplicar nos trabalhos que serão desenvolvidos”, falou.

Na terça-feira, a advogada Flávia retorna para a continuação da palestra. Ao decorrer da semana, as equipes de Assistência Social, da Educação e do Conselho Tutelar vão participar dos trabalhos. A equipe eleita iniciará seus trabalhos no município no dia 10/01/2016.