Ação Praia Limpa recolhe quatro toneladas de lixo da orla

Cerca de quatro toneladas de lixo, madeira, papel e outros materiais foram recolhidos na manhã deste sábado, 28, durante a Ação Praia Limpa, no Balneário Rincão. Com a ajuda de voluntários, a Administração Municipal, através da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Samae, percorreu a orla e as dunas para uma ação de limpeza e de educação ambiental.

No trecho da Plataforma até a altura do Rincão Praia Clube, representantes das secretarias de Educação, Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, do Grupo Escoteiro do Mar Acácia e da Escola de Surf Rincão Radical realizaram a coleta manual nas dunas, recolhendo pequenos materiais. Já a equipe da Administração Municipal, com o maquinário, percorreu a extensão da faixa de areia até a Zona Sul.

A ação de limpeza da orla foi mais uma das iniciativas em relação à educação ambiental, que também é tratada nas escolas, como lembra o prefeito Décio Góes. “É importante que a população aproveite a infraestrutura oferecida tanto nas ruas quanto na beira-mar para colocar o lixo nos locais adequados, respeitando a natureza e os usuários da orla”, destacou.

Nas últimas semanas foram instalados na orla 60 tubos que servem como lixeiras, e que têm o lixo recolhido periodicamente pela equipe do Samae. Essas lixeiras oferecem um espaço adequado para que as pessoas possam fazer o descarte correto dos seus resíduos, mantendo a praia limpa e exercendo a cidadania.

Josiel Lindermann, diretor técnico dos escoteiros, lembrou que os jovens de 7 a 17 anos, que participam do grupo, costumam realizar ações como essas, além de se engajar em iniciativas de terceiros. “Temos uma agenda de ações previstas para todo o ano, e atuamos em diferentes ramos físico, intelectual, afetivo, comunitário, entre outros”, destacou Lindermann, lembrando que o grupo se reúne todos os sábados junto à Clínica Nossa Senhora dos Navegantes.