Proerd forma 173 alunos no Balneário Rincão

Prevenção contra as drogas e violência, contribuição para uma sociedade mais justa e humana, noções de civilidade e de respeito ao próximo. Esses e outros temas, discutidos dentro do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ficarão guardados na lembrança de 173 alunos dos quintos anos das escolas de Balneário Rincão. Na noite desta quarta-feira, 2, o grupo participou da cerimônia de formatura, realizada no ginásio de escola Melchíades Bonifácio Espíndola.

Autoridades de segurança, representantes da Administração Municipal, comunidade escolar, familiares e amigos lotaram o ginásio, em uma cerimônia que contou com a distribuição de brindes, premiação das melhores redações e com apresentações culturais. No final da noite, duas alunas levaram para casa um tablet cada, e outra ganhou uma bicicleta. Participaram do Proerd as escolas municipais Arroio Rincão, Professora Amélia de Souza Silva e José Réus, e estaduais Gervásio Teixeira Fernandes e Melchíades.

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar e tem caráter social preventivo, orientando as crianças na faixa dos dez anos sobre os perigos do uso de drogas. “Vocês não sabem como eu fico feliz ao ver vocês aqui hoje, aprendendo, respeitando pai e mãe, os professores. Esse aprendizado, para que vocês fiquem longe das drogas e da violência, é muito importante para o crescimento do nosso município”, destacou o vice-prefeito Olírio José Lino.

Na arquibancada, o casal Manoel Alexandre e Raney Alexandre aguardava o filho Luis Felipe, 10 anos, logo após o final da cerimônia. O advogado e a esposa acompanham de perto o desenvolvimento do aluno do 5º ano da Arroio Rincão, inclusive os deveres e os cadernos. “Com o curso do Proerd nós percebemos ele mais carinhoso, mais educado, obediente. Ele trazia pra casa temas que tinha aprendido em aula, dividia o conhecimento”, explicou o pai.

Também fizeram parte da cerimônia e da mesa de autoridades comandante do Grupamento de Polícia Militar Balneário Rincão 3º Sargento Rafael Steinert Nunes, sub-comandante da 1ª Companhia de Içara Fernando Conde, secretária de Educação Maria Canever, diretora da escola Melchíades Débora Formentim, secretário de Administração e Finanças Valberto Berkenbrock, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Aníbal Patrício, secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente João Picollo, diretor de Cultura Reginaldo Vargas, vereadora Valdirene Zanatta e assessor político João Bartolomeu.