Aluno do Rincão conquista bronze em Olimpíada de Matemática

Apaixonados pela matemática e com o incentivo da escola e da família, seis alunos de Balneário Rincão conquistaram cinco menções honrosas e uma medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O desempenho dos estudantes da Escola Estadual Gervásio Teixeira Fernandes colocou o nome do município em evidência, e premiou os talentos do sétimo ano da instituição de ensino.

Essa semana, o medalhista João Henrique Santiago Vargas, 13 anos, e dois alunos destaques Guilherme Martinelli Rodrigues, 12, e Kamille Fernandes da Silva, 13, visitaram o gabinete do prefeito Décio Góes para contar como foi a experiência. A primeira etapa, realizada na escola, classificou os melhores para a regional, e após a correção das provas, veio o resultado a nível nacional. “Ainda não tenho muita noção do que foi isso, o que eu conquistei”, resumiu João.

Os alunos Amanda Felix Patricio, Thayane Nesi Teixeira e Matheus Edson Luiz Teixeira também receberam menções honrosas. Na visista, o prefeito parabenizou os alunos, a professora de matemática Luciana Pazetto da Silva e a diretora Suzilaine Manon pelo incentivo dado aos estudantes. No ano que vem, quando João for receber a medalha em Florianópolis, o prefeito prometeu acompanhar o jovem talento até a capital do Estado.

Dos 17,9 milhões de alunos inscritos na competição, 48.784 foram premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas. Os medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), realizado a partir do ano que vem. A Olimpíada de Matemática é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e revelar talentos.