Conferência Nacional da Pessoa Idosa terá representante do Rincão

O Balneário Rincão já tem uma cadeira reservada na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que deve ocorrer em abril de 2016, em Brasília-DF. O aposentado Sidnei Brandão, 63 anos, será o representante da sociedade civil pelo Município, somando-se aos demais 13 titulares e seus suplentes, nomeados pelo governador do Estado com representantes também dos governos municipais.

A eleição dos representantes ocorreu na semana passada, durante a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina, em Florianópolis. O último censo identificou a região sul do Brasil como a área de maior abrangência de idosos no país, e no Balneário Rincão, 22% da população esta nessa faixa etária. “A ideia é levar projetos e reivindicações do dia a dia, como a garantia do cumprimento dos direitos em relação às minorias, negros, idosos em vulnerabilidade social, sugerir políticas públicas para melhorar a vida dessa população”, destacou Brandão.

O Município tem apresentado protagonismo em diversas conferências e grupos de trabalho a nível estadual e nacional, o que demonstra a preocupação da Administração Municipal com as políticas sociais. Na Educação, representantes do Rincão trabalham na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que definirá quais os conhecimentos essenciais em cada fase da educação.

Na área de Assistência Social, a psicóloga Rita de Cássia Guimarães representa o Conselho da Pessoa Idosa a nível estadual, junto com Brandão. A Conferência Estadual de Assistência Social contou com uma delegada do Rincão e para o encontro dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Município enviou cinco representantes, entre eles um para a conferência nacional. No âmbito da saúde, este ano a Secretaria de Saúde participou da conferência estadual com oito delegados, e com um representante na conferência nacional.