Delegados e técnicos cumprem mais uma etapa do Plano Diretor do Rincão

Construir uma cidade diferenciada, com melhor qualidade de vida. Com esse objetivo, delegados da sociedade civil e técnicos da Administração Municipal, envolvidos nas discussões do Plano Diretor, realizaram mais um encontro na manhã e tarde desta terça-feira, no Rincão Praia Clube. Depois de um ano levantado o diagnóstico da cidade, o grupo cumpre a última etapa das discussões antes da Audiência Pública, marcada para o final de fevereiro.

Balneário Rincão discute o crescimento ordenado da cidade há um ano. A empresa E.U. Consultoria, responsável pela elaboração do Plano Diretor, entregou a proposta aos técnicos da Administração Municipal, que também estudaram e revisaram o plano.  O encontro de hoje serviu para a análise e ponderação dos delegados, que foram divididos em três grupos. O próximo encontro será para a aprovação do que foi definido hoje, com análise dos técnicos.  “A iniciativa de ouvir o povo é muito boa. É um assunto delicado, que precisa ser bem discutido antes da aprovação”, avalia uma das delegadas, a psicóloga Ana Mendes.

“Os delegados terão a oportunidade de discutir as propostas com a sociedade, antes da audiência pública”, explica a arquiteta da empresa E.U., coordenadora do PD de Balneário Rincão Fátima Franz. Conforme ela, a previsão é que o Plano Diretor seja entregue para apreciação da Câmara de Vereadores em abril do próximo ano. “Depois disso, o município passa a cumprir com o planejamento pensado para os próximos dez anos”, completa.

O parcelamento e uso do solo, bem como a ocupação no entrono das lagoas e verticalização do município estiveram entre os temas discutidos hoje entre o grupo. O prefeito Décio Góes participou do encontro durante todo o dia e se mostrou otimista no que se refere ao crescimento ordenado da cidade. “Foi uma boa reunião. As propostas, de modo geral, foram aprovados e estamos satisfeitos com os conceitos adotados, de espaços comerciais e industriais,  por exemplo, que previstos, minimizam conflitos com áreas residenciais e garantem áreas de preservação ambiental”, disse o prefeito.