Balneário Rincão terá dia de doação de sangue

Os moradores e veranistas de Balneário Rincão, doadores habituais de sangue ou que queiram doar pela primeira vez, já têm um compromisso dia 14 de janeiro, quinta-feira, na Escola Arroio Rincão. Uma equipe do Hemosc Criciúma fará uma ação de coleta externa, onde cem pessoas poderão doar sangue das 9h às 12h e das 13h às 16h. Com a queda do estoque dos bancos de sangue nesse período do ano, a Secretaria de Saúde propôs essa parceria, além de oferecer uma oportunidade para quem não costuma doar por conta da necessidade de deslocamento até outra cidade.

Na tarde desta terça-feira, 22, as agentes de saúde e enfermeiras do Balneário Rincão se reuniram com a equipe do hemocentro para definir os detalhes do dia de coleta. No encontro, a representante da entidade, Rosinete dos Santos, destacou a importância da divulgação da iniciativa de coleta, já que essas profissionais têm contato direto com a população. Como a atividade de doação será em dia de semana, o Hemosc pode oferecer atestado médico para quem trabalha.

Para doar é preciso ter entre 16 (acompanhado de responsável) e 69 anos, apresentar documento com foto, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter repousado bem na noite antes da doação e evitar o jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Após a identificação, pré-triagem e triagem clínica, o doador é encaminhado para a coleta, que dura cerca de 10 minutos e onde é retirado cerca de 450 ml de sangue. Ao final da doação, o voluntário recebe um lanche, para repor as energias.