Rincão ganha cinco ecopontos para lixo reciclável

Cada vez mais empenhada em tornar o Balneário Rincão uma referência em desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Administração Municipal acaba de instalar cinco ecopontos no município. A parceria com a empresa Eco Vidros, de Morro da Fumaça, foi realizada por intermédio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, e agora a população passa a ter um local adequado para o descarte de vidro, papel, plástico e metal.

Os tonéis onde serão descartados os resíduos foram doados pela empresa Anjo Química, de Criciúma, que cedeu 20 unidades para o projeto. Os ecopontos estão instalados nos seguintes locais: passarela de acesso ao Posto 1 (beira-mar), Posto Beer (Avenida Leoberto Leal), passarela de acesso à Arena do Praião (beira-mar), em frente ao Verdão (beira-mar) e no acesso à Arena do Suíço da Zona Sul (beira-mar). A responsabilidade de coletar os materiais fica a cargo da Eco Vidros, que fará o recolhimento diário dos itens.

Nesta terça-feira, 29, o prefeito Décio Góes, a primeira-dama Mariza Gyrão Góes e o Secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, acompanharam a instalação dos ecopontos. “Vamos iniciar a experiência nesses cinco pontos para ver como a população responde, mas a ideia é ampliar ainda mais essa coleta”, destacou Picollo.

Segundo o proprietário da Eco Vidros, Júlio César Floriano, essa é a primeira Administração Municipal a firmar parceria com o projeto, que além de fazer bem ao meio ambiente, diminui as despesas do Município em relação aos aterros sanitários. “Com menor volume de lixo para descartar, as Prefeituras economizam, e esse dinheiro fica girando no município. Até o final de 2016, todo o material recolhido já deve estar reciclado e de volta ao nosso dia a dia”, projeta Júlio.