Balneário Rincão lança Cartilha do Cidadão

Em uma iniciativa inédita, com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores de Balneário Rincão à cidadania e ao funcionamento dos serviços públicos, a Administração Municipal de Balneário Rincão lançará no próximo dia 5 de janeiro a Cartilha do Cidadão, que servirá como um guia dos serviços prestados.

Com 63 páginas, o material serve como instrumento para o acesso aos serviços oferecidos nas secretarias e departamentos do município. “É a nossa forma de demonstrar o respeito que temos ao direito à informação, transparência dos atos e à democratização do acesso”, explica o prefeito Décio Góes.

O material será disponibilizado para os atendentes nos diversos setores da Administração Municipal e Samae e para lideranças comunitárias e entidades já nos próximos dias. O objetivo é inteirar o máximo de pessoas para que elas possam encaminhar os cidadãos aos lugares e horários certos, com informações básicas, aprimorando as rotinas e os procedimentos. O guia não só elenca os serviços, como quais os caminhos e procedimentos que o cidadão precisa percorrer para ter acesso a eles.

Toda a programação de verão e lista das atividades desenvolvidas durante o ano também estão ilustradas na cartilha, assim como as atividades oferecidas aos alunos no contraturno escolar, com datas, horários e forma de fazer a matrícula. O guia traz ainda todos os serviços oferecidos na Central do Cidadão, facilitando a vida dos cidadãos, que não precisarão mais ir ao local apenas para tomar informações.

Outras atividades, como as prestadas no Museu Arqueológico, secretarias de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e outras podem ser conferidas no material, que foi impresso nesta quarta-feira. “O material, que está numa linguagem clara e acessível, apresenta os direitos dos nossos cidadãos, bem como a forma que podem nos ajudar a construir uma cidade melhor. Penso que as pessoas vão se surpreender positivamente pela quantidade dos serviços que já oferecemos em apenas três anos”, disse, otimista. o prefeito.