Comunidade debate sobre Dengue, Zika e Chikungunya

A comunidade de Balneário Rincão respondeu ao chamado da Secretaria de Saúde e da Administração Municipal para falar sobre um tema recorrente nas últimas semanas, Dengue, Zika e Chikungunya. Essas doenças são transmitidas pelo Aedes Aegypti, e por isso é importante que o mosquito não encontre lugar para se reproduzir. Sintomas de cada doença, números do Estado e formas de prevenção foram debatidos na noite desta terça-feira, 5, no Rincão Praia Clube.

A palestrante foi a bióloga da 21ª Regional de Saúde de Criciúma, Mariana Montovani, que trouxe dados sobre os casos em Santa Catarina e nos municípios da região carbonífera. “No ano passado foram 3.596 casos confirmados de dengue em todo o Brasil, a Chikungunya apresentou três casos confirmados e a Zika 2.401, com 29 óbitos, sendo que o vírus já é circulante em dezoito estados”, explicou Mariana.

A secretária de Saúde Renata Zaccaron trouxe as informações do Município, que atualmente possui 38 armadilhas de mosquito em nove pontos estratégicos. Semanalmente, as larvas encontradas são enviadas para análise na regional de saúde, e até o momento nenhuma larva do Aedes foi encontrada. “Cada um tem que fazer a sua parte, cuidar do seu pátio, do seu terreno, e se for encontrado algum local onde possa haver risco de depósito de larvas, deve-se acionar a Vigilância Epidemiológica do Município, junto à Secretaria de Saúde”, explicou Renata.

Cartilha do Cidadão também foi apresentada

O prefeito Décio Góes participou do encontro, e aproveitou para reforçar quais as medidas que estão sendo tomadas pela Administração Municipal para manter o Balneário Rincão livre do Aedes. Ele explicou o Projeto de Lei 044/2015, sobre a limpeza dos terrenos baldios, que a Câmara de Vereadores não aprovou, e disse que vai enviar o texto novamente este ano.

A Cartilha do Cidadão, que contém um apanhado dos serviços prestados pela Administração Municipal, foi apresentada durante a reunião. O material será um guia de referência para as agentes de saúde, que podem servir como elo entre a população e os serviços, encaminhando cada um conforme sua necessidade.

Participaram do encontro agentes comunitários da saúde, representantes de Clubes de Mães e Terceira Idade, associações de bairros e sociedade civil organizada, além de comunidade em geral. Os secretários de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, e de Administração e Finanças, Valberto Berkenbrock, também acompanharam a reunião.