Mais de 40 bolsas de sangue são coletadas no Rincão

Fazer o bem, ajudar ao próximo, contribuir com quem você nem conhece: esses são alguns dos motivos que levam as pessoas a doar sangue, auxiliando no estoque dos hemocentros. Durante toda a quinta-feira, 14, a Escola Arroio Rincão recebeu a equipe do Hemosc Criciúma, em uma ação de coleta externa. Entre o período da manhã e da tarde, 62 pessoas tiraram um tempo dentro de suas rotinas para procurar o local de doação.

A ação de hoje recebeu 62 interessados, sendo que 44 deles estavam aptos e realizaram a doação. De acordo com Maria Regina Boteon Buttner, que atua junto ao serviço de captação de doadores, a ação no Balneário Rincão ocorreu normalmente e dentro das expectativas. “Sentimos um pouco de falta do veranista, que poderia ter comparecido em maior número, mas foi uma boa coleta. O município é novo, é a primeira vez que realizamos essa ação aqui, e se no ano que vem a Secretaria de Saúde nos chamar novamente, viremos com toda certeza”, destacou Regina.

Na espera para o cadastro e triagem, pessoas de todas as idades, etnias e gêneros, unidas pelo desejo de salvar vidas. A professora Mirian da Silva Alessio, 25 anos, trouxe o namorado Marcos de Assis Lucio, 28, para doar pela segunda vez. Os dois moram em Içara e estão de férias no Rincão, e aproveitaram a ação. “A primeira vez que nós doamos foi quando um amigo precisou, mas a intenção é que se torne um hábito, tanto que nós entramos no site do Hemosc pra ver o horário de atendimento e já decidimos doar aqui”, explicou Mirian.

A ação de coleta externa do Hemosc foi realizada em parceria com a Administração Municipal, através da equipe da Secretaria de Saúde. Comunidade, servidores municipais e secretários aproveitaram a oportunidade para fazer sua boa ação. Atualmente, 119 doadores de Balneário Rincão estão cadastrados junto ao Hemosc, porém, esse número é ainda maior, já que muitos não doam há algum tempo e estão com o cadastro desatualizado.

Quem pode doar e como funciona?
Para doar é preciso ter entre 16 (acompanhado de responsável) e 69 anos, apresentar documento com foto, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter repousado bem na noite antes da doação e evitar o jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Após a identificação, pré-triagem e triagem clínica, o doador é encaminhado para a coleta, que dura cerca de 10 minutos e onde é retirado cerca de 450 ml de sangue. Ao final da doação, o voluntário recebe um lanche, para repor as energias. Durante todo o ano, o Hemosc Criciúma atende de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min, na Avenida Centenário, 1700, Bairro Santa Bárbara. Mais informações pelo telefone (48) 3444.7400.