Equipe realiza vistoria em arroio no Balneário Rincão

O Arroio Rincão, que passa pelo Centro do Balneário Rincão e deságua no mar, recebeu uma visita técnica na manhã desta quinta-feira, 21. Uma equipe percorreu toda a extensão do arroio no sentido mar – Lagoa do Jacaré, procurando por canalizações irregulares que pudessem poluir a água. No último relatório da Fatma, o arroio e um ponto de banho na orla, a 100 metros sentido norte, apresentaram condição imprópria de balneabilidade.

O secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, acompanhou os trabalhos e conversou com moradores. Nas residências onde havia suspeita de despejo irregular de resíduos, ou que foram encontradas tubulações que desaguavam no arroio, foram feitos testes e os moradores receberam informações sobre o que é permitido ou não ser despejado. A equipe da Secretaria de Obras realiza a limpeza periódica do arroio, que também recebe o tratamento para evitar a proliferação do mosquito borrachudo.

Em uma das casas, o fiscal sanitário da Secretaria de Saúde Marcelo Estevão realizou o teste de tingimento da água, que atestou que o líquido estava indo para o local apropriado, a fossa. Entre todas as famílias visitadas, somente uma recebeu o auto de intimação para regularizar a saída de esgoto, que será lacrada. “Eles têm dez dias para regularizar a situação, caso contrário, será considerada uma infração, com multa por dano ambiental”, explicou Marcelo.

O Engenheiro Ambiental Paulo Henrique Amboni explica que a ação serviu para verificar a situação de lançamento de resíduos no arroio, e também para educar os moradores das redondezas em relação ao lixo e demais atitudes que podem prejudicar o córrego. Na próxima semana, a comunidade da Barra Velha recebe a equipe de trabalho para a verificação de denúncias sobre esgoto irregular.