Editado em cartilha, inventário histórico será trabalhado nas escolas

Mais de 80 professores participam durante essa semana de capacitações, com o objetivo de conhecer a cartilha elaborada a partir do Inventário Histórico do Município, que está concluído. A rodada de encontros teve início nesta quarta-feira, 10, quando a equipe do departamento de cultura e  Museu Arqueológico apresentou aos profissionais presentes na escola Arroio Rincão, o material oficial que reúne documentos, fotografias, mapas e demais informações sobre o município.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação, Liene Silveira, essas capacitações irão preparar os novos docentes para esmiuçarem a história do município em sala de aula. “Eles terão um novo olhar sobre a nossa cultura e vão repassar para as crianças”, disse. O inventário histórico foi elaborado pela equipe técnica do Museu Arqueológico Balneário Rincão, sob coordenação do Departamento de Cultura. A capacitação foi ministrada pelas historiadoras Elisângela Machieski e Luana Mendes.

A capacitação faz parte do cronograma da educação e é uma das etapas finais do inventário, que tem no conteúdo 44 bens culturais elencados. A cartilha do inventário será impressa e distribuída aos professores, que estão recebendo o treinamento para transmitir aos educandos, a história do município.

Para a professora Ana Carla Joaquim Lima, o conhecimento adquirido nas capacitações vai auxiliar no trabalho. “É um passo à frente começar com a história do município que oportunizará o aprendizado para as crianças”, falou.

Os profissionais continuam com as capacitações nesta quinta-feira, dessa vez sobre normas, direitos e deveres do servidor público. Na sexta-feira pela manhã, eles terão a oportunidade de conhecer os pontos históricos do município. As aulas na rede municipal de ensino retornam as atividades no dia 22.