CarnaRincão se consolida como festa familiar e regional

Com o sucesso dos quatro dias de CarnaRincão 2016, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo já começa a esboçar algumas ideias para a folia do ano que vem. Entre as ações previstas está uma integração ainda maior com a região, já que esse ano o Balneário Rincão recebeu foliões de diversas cidades, além de um incremento na infraestrutura, que pode ser conquistado a partir de liberação de verbas do Governo do Estado.

Somente para o Carnaval deste ano, o Fundo Estadual de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo repassou cerca de R$ 4 milhões para ajudar na realização de festas em oito municípios catarinenses. Todo o ano, o Balneário Rincão envia projeto solicitando apoio do Estado, porém até o momento nunca foi contemplado. “Com o sucesso desse ano, esperamos que o Governo do Estado possa investir. Mesmo assim, nosso objetivo principal foi alcançado, realizar um Carnaval para a família, sem transtornos e com muita folia”, destacou a diretora de Turismo Lidiana Santos.

Com um público de cerca de 25 mil pessoas nos quatro dias de festa, a programação agradou a todas as idades, oferecendo um CarnaRincão seguro e tranquilo para todos os participantes. “O caminho é esse, um Carnaval família, dentro das possibilidades e com bastante alegria. Para o ano que vem, é importante que a Liga esteja ainda mais organizada, os blocos cumpram com os horários, número mínimo de participantes, enfim, alguns fatores para deixar a festa ainda mais bonita, como ocorre nos eventos esportivos”, destacou o diretor de Esporte Valdir Damiani.

Na visão da Administração Municipal, além de trazer alegria e descontração para quem participa da folia, o Carnaval promove ainda um retorno financeiro para o comércio em geral e cultural para os grupos, blocos e agremiações, resgatando e mantendo a cultura popular viva. Além da festa pelas ruas, o Rincão também sediou encontros religiosos, eventos particulares e festas em família, oferecendo atividades variadas. O CarnaRincão 2016 contou com o empenho e participação de todas as secretarias municipais, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Liga Carnavalesca 100% Rincão.