Agentes são orientadas sobre mutirão contra o aedes aegypti

As secretarias municipais envolvidas na operação contra o mosquito aedes aegypti, que será realizada durante sete dias no Balneário Rincão, definiram os últimos detalhes da ação nesta quinta-feira, 11. Reunido com as agentes comunitárias de saúde, o grupo de trabalho explicou sobre como será realizada a visita às casas, cronograma de atividades e sobre o selo de área protegida, que será fixado nas residências livres do mosquito.

O trabalho de conscientização começa neste sábado, 13, em uma mobilização nacional, cujo objetivo é intensificar o trabalho de conscientização quanto à gravidade do problema, já que um mosquito pode transmitir, além da dengue, chicungunya e zika. Serão realizadas britze educativas no acesso Sul e Norte do Município, com distribuição de material informativo.

Na semana seguinte, uma equipe de trinta pessoas entre agentes comunitárias e servidores da Saúde farão um mutirão de visita às residências e empresas, passando um pente fino pelos pátios, terrenos e demais áreas. O trabalho inicia pela Zona Sul, no dia 15, segunda-feira, e será realizado das 8h às 17h. As casas vistoriadas e sem áreas de risco para o mosquito receberão um selo com os dizeres “Área protegida – todos contra a Dengue”.

As agentes de saúde, que fazem um trabalho de período de visita às casas, terão papel fundamental na operação, que também contará com o apoio de servidores das secretarias de Infraestruturas e Serviços Públicos, Assistência Social, Departamento de Meio Ambiente, do Samae e da Central do Cidadão.  “Quando chegamos nas casas e falamos sobre o aedes, que será feito esse mutirão, os moradores já começam a se preparar, a organizar o quintal, separar o que não serve mais, é uma motivação pra eles”, comentou a agente Edilaine Rilo.

A operação contra o mosquito continua nos dias 16 em Pedreiras, 17 no Centro, 18 na Lagoa dos Freitas, 19 na Barra Velha e 22 na Região dos Lagos e Urussanga Velha. Para a secretária de saúde Renata Zacarron, as atividades servirão para educar e orientar a população. “O Balneário Rincão não possui nenhum foco e nenhum caso de dengue ou doenças relacionados ao mosquito, por isso precisamos continuar as ações de prevenção. As pessoas precisam se conscientizar de que elas são as responsáveis pelo seu pátio, terreno, e que é preciso atenção e cuidado”, concluiu Renata.