Em operação contra o aedes, agentes visitam residências

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Balneário Rincão, segue trabalhando na supervisão de terrenos nas comunidades de Balneário Rincão. Nesta segunda-feira, 15, cerca de 30 colaboradores trabalharam na região do Rincão Sul, na prevenção contra o aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como a dengue, zika vírus e o chikungunya.

De acordo com a secretária da pasta, Renata Zaccaron, o objetivo da ação é prevenir e orientar as pessoas sobre as doenças. “As agentes estão passando de casa em casa para falar sobre os sintomas das doenças causadas pelo aedes e ver se o terreno tem alguma irregularidade”, disse.

O Samae está colaborando com a limpeza dos terrenos baldios e das ruas. Todas as residências serão visitadas pelas agentes, que além da vistoria, entregam panfletos e colam adesivos de local protegido nas casas.

Para o aposentado Valdonir de Oliveira, de 67 anos, a realização desta ação é um estímulo para os moradores limparem sua casa. “A visita delas é um serviço importante para que as pessoas tenham a consciência de que limpar a sua casa protege contra o mosquito”, disse.

Os trabalhos na prevenção contra o aedes começaram no sábado, quando uma blitz foi realizada na Avenida Leoberto Leal e mais de 6 mil materiais informativos foram entregues aos motoristas que passaram pelo local. Os trabalhos continuam e nesta terça-feira, 16, é a vez de Pedreiras receber as agentes. Na quarta-feira elas atuam na região central, quinta na Lagoa dos Freitas, sexta na Barra Velha e encerram as visitas na próxima segunda, 22, na região dos lagos e Urussanga Velha.