Conselho de Políticas Culturais toma posse no Rincão

Elencar as prioridades na área da Cultura, fazendo a fiscalização das iniciativas da Administração Municipal e deliberar sobre as atividades são algumas das atribuições do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), que tomou posse na tarde desta quinta-feira, 18. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal com a presença do prefeito Décio Góes, secretários municipais e participantes do conselho.

Para cada titular dos cargos do órgão gestor e da sociedade civil, um suplente também foi designado, nomeando 20 pessoas para o conselho. “A gente aprende a gostar e preservar aquilo que conhece. É culturalmente que nós mudamos uma sociedade, mais ainda quando a gente se compromete com a mudança, como esse grupo aqui”, ressaltou o diretor de Cultura Reginaldo Vargas.

A Cartilha do Cidadão foi apresentada aos conselheiros, que passam a ser também disseminadores das informações sobre o município. “Já oferecemos diversos serviços para a nossa população, e é importante que eles saibam e usufruam disso”, destacou Décio. Ele falou ainda sobre o potencial do Balneário Rincão, ressaltando que a população tem participação importante. “Precisamos romper com hábitos ruins como colocar lixo na rua, no terreno do vizinho, esgoto na drenagem. Falta cuidado, é preciso abraçar a rua, a comunidade, e ajudar a preservar”, concluiu.

No dia 11 de março, o Balneário Rincão recebe uma comitiva de Lajes das Flores, Portugal, dentro do trabalho de resgate da cultura açoriana. O Inventário Histórico do município, trabalho inédito na região, está em fase de impressão e será apresentado ao conselho nos próximos encontros.

Confira a composição do conselho:

Órgão Gestor:

Títular: Ana Manaus Teixeira

Suplente: Gustavo Marcos Fernandes

Secretaria Municipal de Administração e Finanças

Títular: ValbertoBerkenbrock

Suplente: Alberto de Souza

Secretaria Municipal de Assistência Social

Títular: Rosangela Bitencourt

Suplente: Jader Vasconcelos

Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo

Títular: Reginaldo Constante Vargas