Moradores do Deobaldo Pacheco concluem curso de elétrica

No mercado de trabalho cada vez mais competitivo, consegue a melhor colocação quem possui conhecimento e formação profissional. Com esse propósito, o Projeto Técnico Social do Condomínio Deobaldo Pacheco, realizado pela Secretaria de Assistência Social de Balneário Rincão, ofereceu aos moradores o curso de Eletricidade Predial e Residencial, através da escola educacional técnica SATC, de Criciúma. Na noite desta quinta-feira, 18, dez alunos receberam o certificado de conclusão.

Durante duas semanas, o professor Samuel Tavares Anselmo ministrou o curso, totalizando 40 horas. Para facilitar ainda mais o acesso à formação, as aulas foram realizadas no próprio condomínio, evitando o deslocamento dos alunos. “Além de se colocar em uma empresa, ainda existe a oportunidade de ser um empreendedor na área. Em época de crise também surgem as oportunidades, e com o conhecimento em mãos, vocês podem crescer profissionalmente e conquistar seus objetivos”, explicou o professor Samuel.

O prefeito Décio Góes, a secretária de Assistência Social Mariza Gyrão Góes e o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, acompanharam o encerramento e entrega dos certificados. “Outras oportunidades como essa vão surgir, e é de pessoas assim que como vocês que nós precisamos, perseverantes, que enxergam a oportunidade, começam o curso e vão até o final”, destacou Mariza.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Adriano do Nascimento não pensou duas vezes quando ficou sabendo do curso. Mesmo trabalhando com eletricidade, conseguiu aprender novos conteúdos e reforçar outros já utilizados no dia a dia. “Resolvi fazer para me atualizar a também para ter o certificado em mãos, pois se o objetivo é uma empresa maior, tem que ter o comprovante de que você estudou. Aprendi muitas coisas novas e acrescentou bastante no meu conhecimento”, contou Adriano, de 36 anos.

Jader Vasconcelos, coordenador do setor de Habitação da Secretaria de Assistência Social, acompanhou toda a realização do curso. A formação contou com uma grade de conteúdos como regras básicas de segurança, materiais condutores, símbolos gráficos para instalações elétricas, fornecimento de energia, condutores, aterramento, proteção em instalações e contra descargas e práticas de instalação residencial e predial, entre outros.