Academia da Saúde oferece caminhada e treino funcional

Com aulas gratuitas e abertas à comunidade três vezes por semana, a Academia da Saúde de Balneário Rincão conquista cada vez mais adeptos. Atualmente, cerca de 80 pessoas participam das aulas de Caminhada Orientada ou de Circuito Funcional, buscando qualidade de vida e momentos de lazer e bem-estar. As aulas são ministradas pela educadora física Ana Paula Azetto, que também auxilia os usuários da Academia ao Ar Livre.

A Caminhada Orientada, projeto que existe há quase três anos, possui cerca de 50 inscritos no Centro, que se exercitam nas segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h30min. Em sua maioria, o grupo é formado pelo público da terceira idade, que encontra na caminhada um aliado para a manutenção da saúde. “Temos uma fatia significativa de idosos na população, e nesse caso o exercício serve também para ajudar a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, diabetes, questão postural, inclusive evitando a depressão e o isolamento social”, explica Ana Paula. 

Para os adeptos do exercício aeróbico, as aulas de Circuito Funcional têm trazido bons resultados, como a perda de peso e definição muscular. Marlene Francisco, 58 anos, perdeu 7 quilos e ganhou saúde. “Tenho um problema de hérnia de disco, fiz cirurgia, e quando comecei no funcional eu sentia muitas dores e tomava remédios. Hoje não tomo mais nada e me sinto muito melhor, tenho disposição, alegria de viver”, comemora Marlene. As aulas de funcional ocorrem nas segunda e sextas às 10h e nas segundas e quartas às 16h.  

Para quem ficou com vontade de iniciar uma atividade física, basta procurar a academia nas segundas e quartas das 8h às 17h e na sexta das 8h às 12h, passar pela avaliação da profissional de saúde e começar as aulas. A partir de março, o espaço da Academia da Saúde volta a ser utilizado também pelos alunos da Escola Integradora, projeto de esporte, cultura e lazer oferecido no contraturno escolar. A Academia da Saúde fica na Rua Jaguaruna, esquina com a Rua São Paulo, no Centro.

 Caminhada na Zona Sul e Barra Velha

 As turmas de Caminhada Orientada também são oferecidas no Rincão Sul e na Barra Velha. Na Zona Sul, a atividade ocorre nas segunda, quartas e sextas, a partir das 8h30min, com saída da Estratégia de Saúde da Família. Na comunidade da Barra velha, o grupo de caminhada se reúne na Atenção Básica de Saúde nas terças e quintas, com início às 8h30min.