Projeto Orla de Balneário Rincão entra na reta final

Representantes da sociedade civil e organizada e membros da Administração Municipal se reuniram na sede da Colônia de Pescadores Z-33 na tarde desta quarta-feira, 30, para a apresentação da versão preliminar do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla, que vem sendo construído no município desde 2014. 

De acordo com a Coordenadora do Projeto Adiana Garlini, a reunião serviu para novas contribuições entre os membros envolvidos no processo. “O objetivo é garantir a qualificação da orla considerando as questões ambientais e pensando no futuro”, explicou. 

O fechamento do PGI ocorre em Audiência Pública que deverá ocorrer no próximo mês. Outras reuniões envolvendo a comunidade, com a coordenação do município e apoio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e órgãos federais, já pautaram o assunto. Em todas as oportunidades, orla foi dividida em cinco trechos que foram classificados pelas características do ambiente e ocupação. 

Para a Coordenadora de Regularização Fundiária e Projeto Orla da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) Adelina Cristina Pinto, a participação da comunidade vai colaborar com o desenvolvimento do projeto. “Este é um planejamento visando as gerações futuras e a cooperação dos moradores vai colaborar para a preservação do projeto”, disse. 

Os presentes elencaram alguns pontos que serão incluídos no PGI. Um comitê gestor será composto para dar continuidade ao Projeto Orla no Município, baseando-se no Plano de Gestão Integrada. O grupo será formado por 16 pessoas, sendo 50% da sociedade civil e organizada e 50% da administração pública.