Rincão tem representantes em Seminário da Primeira Infância

O Balneário Rincão teve representantes no “3º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a 1ª Infância – Um tributo à Zilda Arns” que aconteceu na quarta, 30 e quinta 31, em Forquilhinha.  Com representantes das áreas sociais, o objetivo do Seminário é promover aprendizagens sobre a Primeira Infância. 

Segundo a representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Osana de Oliveira Gonçalves, o seminário serviu para fortalecer o trabalho e conhecimento sobre a primeira infância. “Estamos participando do seminário visando aplicar o conteúdo nas demandas de trabalho do município”, comentou. 

Junto à Osana, também participam Jader Vasconcelos, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Elisangela Lopes e Rosangela Silveira foram representar a Secretaria de Educação junto com os Conselheiros Tutelares Maria Aparecida Vieira, Antônio Pedro Fernandes e Gesiane Inácio de Melo Lino. 

O evento conta com a participação Unicef, Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Fundação Abrinq e Egem que estão tratando da Primeira Infância através de mesas redondas e palestras sobre o tema, que conta com representantes regionais e nacionais. 

Prefeitos assinam compromisso 

O prefeito Décio Góes, que é o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), acompanhado dos prefeitos de Cocal do Sul, Siderópolis e Forquilhinha, assinaram o compromisso de implementar a Lei da Semana do Bebê, que garante um compromisso com a Primeira Infância e contribuindo para a cultura da não violência. 

A lei é uma estratégia apoiada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos como prioridade nos municípios. Os prefeitos também se comprometeram a implementar políticas públicas que tenham um planejamento mais humano e respeitoso com as crianças.