Centro de Castração quase concluído em Balneário Rincão

A construção do Centro de Castração começou a ganhar forma em Balneário Rincão. Localizada na Rua Jaguaruna, no antigo Sine, a estrutura de 36m² realizará mensalmente a castração de 32 animais entre cães, gatos de rua e animais de famílias carentes.

De acordo com a veterinária Beatriz Hobold, realizar a castração colabora para a redução dos animais de ruas. “A castração é uma questão de saúde pública e com esse processo, realizar o procedimento nos animais também evita a proliferação, diminuindo os animais de rua”, disse.

Os medicamentos e equipamentos necessários para a utilização do serviço já entram em licitação e devem chegar no prazo de 10 dias. A estrutura contará com sala de preparo dos animais, sala de antissepsia, sala de esterilização dos materiais utilizados e sala cirúrgica. A obra deve ser concluída em meados de maio.

O animal receberá todo o cuidado durante a cirurgia e o responsável por ele irá assinar um termo se responsabilizando pelo seu pós operatório. No ato da assinatura receberá uma cartilha de orientação sobre o todo o procedimento após a cirurgia. O não cumprimento do termo pode ser caracterizado como maus tratos, baseado na Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98, Art nº 32.