Urussanga Velha inaugura Rede de Abastecimento de Água

Um dia histórico para moradores de Urussanga Velha. Assim foi a manhã fria deste domingo, quando a comunidade inaugurou, junto com autoridades municipais, a nova Rede de Abastecimento de Água. A comunidade que deu origem a cidade de Içara e Balneário Rincão há mais de um século não terá mais que sofrer com a má qualidade e falta de água constantes.

Conforme estudos realizados por técnicos do Samae, o abastecimento de Urussanga Velha era atendido por Içara e estava localizado em local de “ponta da rede”. Por este motivo, de acordo com o engenheiro civil Isaac Dias, chegava com pouca pressão nas residências, principalmente em pontos mais altos do bairro. Os trabalhos foram para ampliação da rede que, com 1.500 metros, foi interligada direto com a adutora, tendo capacidade de levar água com pressão suficiente para toda a região rural desde Pedreiras, passando por Terra Firme até Urussanga Velha: todas poderão fazer ligações na rede pública. “Além de mais pressão, a água agora chega com mais qualidade para os moradores”, explica o presidente do Samae, Olírio José Lino.

A costureira Maria Bernadete Vieira, que mora há 47 anos na comunidade, relembrou das dificuldades domésticas enfrentadas, devido a falta de pressão da água.

“Não conseguíamos lavar roupa na máquina, que acabava estragando e nos dando prejuízos de manutenção. Além disso, no verão, ficávamos sem água inúmeras vezes”, relembra ela, acrescentando que esta era uma realidade que fazia parte do cotidiano dos moradores. “Hoje é um dia de conquista, de vitória, para nós moradores”, comemorou a moradora.

O ato de inauguração ocorreu em frente a igreja, com a benção do padre Bento Ailton Zilli. “Água sinal da vida e da graça do espírito de Deus. Desejamos que esse momento represente essas dádivas para a nossa comunidade”, disse o padre, após a oração. O prefeito Décio Góes reafirmou a busca pela modernização e ampliação da rede, que antes era comunitária e agora passa a ser pública, representando um avanço para os moradores.