Prefeito assina convênio com o Estado para aparelho de ultrassom

Balneário Rincão garantiu nesta segunda-feira a aquisição de um aparelho de ultrassom. O convênio foi assinado pelo prefeito Décio Góes, em ato realizado no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e vai possibilitar a realização de inúmeros exames. O aparelho será utilizado na Policlínica que está sendo construída no centro.

Essa é a primeira vez que o município oferecerá este aparelho, para exames de mama, abdominal, transvaginal, gestacional, entre outros. O novo equipamento vai triplicar o número de atendimentos no município, já que antes esses procedimentos eram realizados através de consórcio, gerando mais despesas. Atualmente os pacientes que precisam utilizar o serviço são encaminhadas a cidades vizinhas para realizar a consulta: o município disponibiliza 30 consultas por mês. Com equipamento próprio, a expectativa é que o número de atendimentos mensais supere os 90. O ultrassom vai equipar a Policlínica Central, que está prestes a ser concluída.

O convênio assinado na capital faz parte do InvestSaúde, que é um fundo de R$ 92,5 milhões criado pela Secretaria de Estado da Saúde para garantir reformas, ampliações e aquisições de veículos e equipamentos. O novo equipamento terá um custo de R$ 185 mil. No convênio assinado, o município recebe R$ 120 mil da Secretaria de Saúde e outros R$ 3,6 mil do Badesc e o restante do valor será de contrapartida.

Van para TFD

Além do aparelho, o município também adquiriu uma van, com 24  lugares, que será utilizada pela Secretaria de Saúde para Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A aquisição possibilitará que o transporte de pessoas acamadas e que fazem tratamento em outros municípios seja dobrado diariamente.