Comissão vai fiscalizar o Plano Municipal de Educação

Concluído no início de 2015, o Plano Municipal de Educação (PME), composto por 16 metas e 134 estratégias, ganhou uma comissão fiscalizadora na noite desta segunda-feira. O encontro realizado no Rincão Praia Clube serviu para formar o Fórum Municipal de Educação, grupo que vai monitorar as metas estabelecidas para a área da educação com vigência até o ano de 2024. O grupo ficou formado por 13 pessoas, representantes da Administração Municipal e sociedade civil.

“Nosso objetivo foi reunir todos os segmentos de Balneário Rincão para discutirmos a educação dos próximos nove anos. Realizamos o fórum e tiramos uma comissão que vai monitorar se as metas estabelecidas no PME estão sendo cumpridas”, explica a secretária de educação Liene Silveira.

Das metas e estratégias detalhadas no Plano Municipal de Educação, a gestão democrática, eleição para os diretores das escolas e utilização de 30% da arrecadação na educação tiveram destaque, assim como a valorização salarial dos profissionais da educação. A estratégia chave do PME é que, em até dois anos, todas as escolas e Centros de Educação Infantil tenham no mínimo uma sala de leitura.

O Fórum está previsto no PME que é um fruto de audiências públicas realizadas nas comunidades e elaboradas por uma equipe técnica visando os próximos anos da educação no município.