Balneário Rincão inaugura a primeira policlínica

Os atendimentos de média complexidade de Balneário Rincão agora serão concentrados na Policlínica Central. O espaço foi inaugurado na noite desta quinta-feira e já começa a funcionar amanhã, oferecendo sete especialidades: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, ortopedia, ginecologia, pediatria e psiquiatria.

Cada especialista atenderá mensalmente 80 pacientes, que já terão a consulta pré-agendada, já que o sistema integrado eletrônico direcionará cada caso para o atendimento apropriado automaticamente, obedecendo aos critérios de classificação de risco e urgência para definir prioridades.

“Vai centralizar e facilitar o atendimento ao usuário, já que teremos maior integração e comunicação entre os especialistas. Com o prontuário informatizado, conheceremos o histórico do paciente, sem precisar começar do zero, o que vai agilizar os tratamentos”, avaliou o ortopedista Alberto Schneider, que, durante o ato, representou os demais especialistas.

Além do atendimento de média complexidade, o local também oferecerá consultas com nutricionista, Ambulatório de Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, Controle de Imunização, Clínica de Fisioterapia e o atendimento ao trabalhador, das 18 às 21 horas. Nos próximos dias a Policlínica também abrigará uma sala para pequenas cirurgias. “Fico feliz em ver um centro de especialidade no nosso município, que ainda é tão recente. Sou uma usuária da rede e fico feliz com essa conquista. Estou aguardando o atendimento de dois especialistas, a inauguração veio em ótimo momento”, comemorou a dona de casa Bárbara Pereira. 

O espaço tem 296,31 m², com 16 salas, que incluem ambulatório, sala de espera, recepção, salas de atendimentos e quatro sanitários. A obra custou R$ 230 mil, sendo R$ 48 mil disponibilizados com recurso próprio e o restante através do Governo Federal.  Durante a inauguração, o prefeito Décio Góes lembrou que o município será o primeiro da Amrec que terá o sistema de saúde totalmente informatizado, assim como também é o único que tem 100% da população cadastrada. “Hoje é um dia histórico, avançamos em direção a maior qualidade da nossa saúde, quando oferecemos atendimento informatizado aos nossos usuários”, completou.

 

Mutirão de atendimentos e exames

A partir de amanhã o município também dará início a um mutirão de procedimentos. A informação foi anunciada durante o evento pela secretária de saúde Renata Zaccaron. Segundo ela, já nesta sexta-feira serão disponibilizados 300 exames de média e alta complexidade. “Todos que solicitaram esses exames e que estavam aguardando, poderão vir à Policlínica amanhã para solicitá-los”, disse. Além dos exames, o mutirão também incluirá o atendimento com especialistas.