“Arraiá do Centro” resgata tradição junina em Balneário Rincão

Quadrilhas juninas, danças country,  brincadeiras e muita música compuseram a VI Julifest, realizada na noite de sábado por professores e alunos da escola Arroio Rincão, no centro. Mais de 200 estudantes abrilhantaram a noite típica com seis apresentações que incluíram até o inusitado balé junino. 

Conforme a diretora da escola Gessi Mezacasa, as crianças se preparam durante dois meses, nas aulas de educação física e artes. O objetivo, segundo ela, foi reunir e emocionar as famílias e comunidades, além de arrecadar recursos que serão investidos em mais livros para a biblioteca. 

A vó da pequena Sara Machado Ghisi, de sete anos, também passou algumas horas se dedicando à apresentação da neta. Ela usou retalhos coloridos e, com alguns remendos, compôs a vestimenta típica de Sara, que fez por merecer durante a quadrilha. 

 “Minha neta ficou dois dias ensaiando em casa, na frente do espelho, e me ajudou a customizar a roupa. São momentos de união e confraternização que começam já em casa e são fechados com chave de ouro durante essas emocionantes apresentações”, disse animada a aposentada Isolete Guisi. 

Vestidos, laços, chapéus de palha, canjica a maçã do amor também foram os ingredientes que coloriram a noite de sábado, com resgate da tradição desta época. A temporada de festas juninas em Balneário Rincão segue até o mês de agosto nas escolas e centros de educação infantil. Depois do centro, é a vez do Mirassol, que realiza a festa no próximo dia 25, no CEI Pequena Sereia.