Sábado festivo comemorará Feira da Agricultura e Dia do Pescador

Em comemoração ao primeiro ano da Feira da Agricultura Familiar, Pesca e Artesanato e dia do pescador, comemorado no dia 29, a Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente realiza no próximo sábado, 25, um dia festivo. Com a comercialização de tainha na taquara e produtos coloniais da Feira da Agricultura, a expectativa é que 500 pessoas compareçam ao Centro Comunitário do Centro.

De acordo com o Secretário Paulo Amboni, o propósito é festejar os resultados obtidos na feira e na pesca. “A festa será para comemorar com os produtores e pescadores os resultados obtidos neste primeiro ano de realização da feira”, explica.

A festa inicia às 8h com exposição dos produtores. Ainda pela manhã, será lançado o Caminhão Feira, do Território Serra Mar, que irá percorrer os municípios que fazem parte do espaço Serra Mar. Neste caminhão, serão colocados produtos sem glúten e sem lactose. Após isso, serão entregues quatro tendas adquiridas pela Administração Municipal para os feirantes.

A produtora Cleide Vitorassi fez um balanço positivo do primeiro ano da feira. “Abriu muitos caminhos, começamos a produzir mais e outros produtos que não plantávamos. Hoje temos mais ânimo com a nossa produção”, contou.

No almoço, será servido tainha na taquara com buffet que inclui pirão de peixe, salada e farofa, com um custo de R$ 25,00. Para quem deseja levar a tainha inteira pra casa, também será vendida, sem acompanhamento, por R$ 40,00.

À tarde, os expositores continuam com os trabalhos de venda de frutas e verduras em anexo ao centro comunitário. Os trabalhos encerram às 16h.

Os tickets para o almoço são limitados e os interessados devem procurar a Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente das 13h às 19h ou reservar pelo telefone 3468-7236 ou na Colônia de Pescadores Z-33 no 3468-1369.

No município, são 16 feirantes que se reúnem todos os sábados das 8h às 12h em frente a prefeitura oferecendo produtos fresquinhos direto do município. Artesanatos também são vendidos no local.

Feirantes recebem capacitações

Antecedendo a festa, os feirantes do Rincão vão receber os de Içara para juntos passarem por uma capacitação. O objetivo é aprimorar o trabalho desenvolvido por eles. Na quinta-feira, 23, a engenheira agrônoma Tatiane Alano irá proferir uma palestra sobre a relação entre os feirantes e a comercialização. Na sequência, Arlete Blomer que é representante da Cooperfamília irá explicar o funcionamento do Caminhão Feira e quem poderá participar. O encontro começa às 14h no Centro Comunitário Central.