Feirantes participam de capacitação sobre estratégias

As comemorações de um ano da Feira da Agricultura Familiar de Balneário Rincão já tiveram início nesta quinta-feira, aumentando as expectativas da festa que ocorre no próximo sábado. Os feirantes se reuniram no Centro Comunitário para participar de uma capacitação com o tema “Estratégias de Comunicação na Feira”.  A palestra foi ministrada por técnicos da Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos e de Profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina. 

Durante o curso, os feirantes receberam orientações sobre como organizar, cuidar da higiene, contar as boas histórias que estão por traz dos produtos e até sobre como criar um ambiente familiar para diferenciar esses locais dos supermercados. Além dos 16 feirantes cadastrados, outros cinco participaram da capacitação, com intenção de também comercializar os produtos deles na feira. 

Uma das participantes foi a agricultora Pierina Somavilla, já famosa pelo cultivo de pitayas durante o mês de dezembro. Para ela, o curso abriu a visão dos feirantes, fazendo-os  pensar sobre como inovar. “O que mais me chamou a atenção foi a questão da organização por cores. Já fiquei imaginando sobre como vou dispor meus produtos daqui para frente”, planejou Pierina. 

A simplicidade do ambiente, como um quadro-negro apontando o preço dos produtos também chamou a atenção dos participantes. “É algo que temos na feira, mas não valorizávamos. Algo simples, sem tecnologia, que dá um toque de simplicidade. Nossos quadrinhos agora terão uma exposição bem maior”, brincou, ainda, Pierina, contando sobre o que aprendeu no curso. 

A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma da Uneagro, Tatiani Modolon, com participação também das engenheiras Luciana de Melo e Silvia Verona e do presidente da Cooperativa Cooperfamília Lino de Souza. Eles foram recebidos pelo engenheiro agrônomo do município Roberto Ragagnin e pelo secretário interino de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente Paulo Amboni.