Serviço Municipal de Castração é inaugurado em Balneário Rincão

O combate a doenças zoonoses e a redução da população animal nas ruas ganhou destaque nesta quinta-feira em Balneário Rincão, com a inauguração do Serviço Municipal de Castração. A cirurgia será disponibilizada gratuitamente à população carente do município, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. 

A estrutura de 32 m² conta com sala de preparo dos animais, sala de antissepsia, sala de esterilização dos materiais utilizados e sala cirúrgica. A expectativa é que 64 animais sejam castrados por mês. Durante o ato de inauguração, o prefeito Décio Góes falou sobre a importância do serviço para o município, que sofre com o número excessivo de animais de rua.

 A contadora Andrea Zanatta é protetora independente e cuida de 12 cachorros. Ela comemorou a inauguração, ressaltando esperança de menos sofrimento aos animais. “Para algumas pessoas isso significa menos cachorros nas ruas incomodando. Para mim, é a esperança de menos animais nas ruas sofrendo. Uma solução que certamente será vista a médio e logo prazo”, projetou a protetora, que deu nome aos 12 animais que cuida. 

Nos bairros mais carentes de Balneário Rincão a população ainda vivencia as doenças zoonoses e incidentes de mordeduras nas ruas. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Cardoso, neste ano foram 20 mordeduras registradas e casos de sarna e bicho-de-pé. O município também registra inúmeras denúncias de abandono, principalmente durante a temporada, uma média de cinco casos por mês, conforme a coordenadora da Vigilância Sanitárias , Josiane Brasil.   

Além da cirurgia, o responsável pelo animal receberá uma cartilha com orientações sobre o procedimento. Um termo de responsabilidade no pós-operatório também será assinado, para a garantia dos cuidados necessários. A Secretaria de Assistência Social está auxiliando no cadastro das famílias carentes. Moradores do condomínio Deobaldo Pacheco, na Zona Sul, já foram visitados e os interessados no serviço foram cadastrados. O serviço é disponibilizado para moradores de baixa renda e protetores independentes. 

As escolas e clubes de mães também receberão orientações sobre o cuidado que se deve ter com os animais de rua e os procedimentos após a cirurgia. As palestras de conscientização fazem parte de ações do CRMV que estimulam o não abandono de animais de rua.