Balneário Rincão realiza I Encontro de Deficientes Físicos

Com o objetivo de garantir acessibilidade e inserir a participação das pessoas com deficiência física nas discussões sociais, a Administração Municipal de Balneário Rincão, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira o I Encontro de Deficientes Físicos. A intenção é também formar uma associação, a partir das discussões, que irá trabalhar na garantia dos direitos dos portadores de necessidades especiais. O encontro ocorreu na Academia de Saúde. 

O encontro contou com a presença de 11 portadores de deficiências, que trocaram experiências e compartilharam as histórias de superação. Uma das pessoas foi a estudante Sabrina Teixeira, que sofreu acidente em janeiro deste ano e teve uma das pernas amputadas. “Ouvir outras histórias e saber que não estou sozinha é reconfortante”, disse ela, sobre o grupo. 

Os participantes vão se reunir mensalmente, durante a última quarta-feira de cada mês. Conforme a secretária Renata Zacaron, a equipe do Nasf acompanhará as rodas de conversa. “Existem deficientes que já nasceram com alguma patologia e outros que vieram a ter deficiência após algum acidente, ficando assim um pouco mais difícil de aceitar as condicionalidade”, disse a secretária. 

O aposentado Sidney Brandão, ressaltou a importância da participação deste grupo nas principais discussões da cidade. “Precisamos participar de reuniões como do Plano Diretor e Projeto Orla para mostrar nossas necessidades e que somos, sim, participativos”, provocou.