Outubro Rosa é sinônimo de cuidado para as mulheres

Todo o dia é dia de a mulher se cuidar. E o cuidado, vai muito além do corpo físico, mas também com exames preventivos para prevenir doenças. Foi com esse intuito que a Campanha Outubro Rosa foi criada, conscientizar o público feminino para a prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. Hoje, 15, as unidades de saúde dos bairros Pedreiras, Centro e Barra Velha de Balneário Rincão, estarão recebendo as mulheres, até às 17 horas, para a realização de exames preventivos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e agendamento de mamografia. Além dos exames, as mulheres aproveitam para dar um tapa no visual com maquiagem, pintura das unhas e corte de cabelo.

“O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer exames constantemente e realizar o diagnóstico precoce. O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres e a terceira maior causa de morte em geral”, afirma a Coordenadora da Atenção Básica de Balneário Rincão, Júlia Fontana Tasca.

 

O público alvo do Outubro Rosa são mulheres em idade fértil de 14 a 49 anos de idade. Atualmente no município, existem mais de 3 mil mulheres neste estado. Neste sábado, em que as três unidades estão abertas com um horário especial, foram realizados 61 preventivos, 67 solicitações de mamografias e 70 testes rápidos.

Consciente da importância de realizar exames preventivos, a passadeira Luciana Aparecida Bernardo, trouxe mais três amigas. “Para mim é importante todos os anos fazer os exames. Eu sou muito cuidadosa com a minha saúde e me preocupo também com as minhas amigas, por isso, eu trouxe as minhas vizinhas e a minha comadre ”, diz Luciana.

Convidada por Luciana, a balconista Renilda Marcelino Gabriel, resolveu vir até a unidade básica de saúde fazer os exames. “Eu vim porque ela me convidou, mas já faz 18 anos que eu não faço o preventivo. Sei da importância, mas a gente acaba deixando passar e é muito raro eu vir no médico. Vou procurar me cuidar mais”, fala.

A Campanha segue até dia 31 deste mês, sendo que no próximo sábado, 22, será a vez dos postos de saúde dos bairros Lagoa dos Freitas e Zona Sul estarem com o horário diferenciado das 8 às 17 horas para atendimento.