Outubro Rosa termina com balanço positivo em Balneário Rincão

A programação da campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero (Outubro Rosa), dedicada ao cuidado e carinho com as mulheres moradoras de Balneário Rincão, movimentou centenas nos dois últimos sábados do mês (15 e 22). Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do município, foram realizados 195 mamografias, 156 preventivos e 270 testes rápidos. 

“A cada ano as mulheres vêm se conscientizando da importância da prevenção. Percebemos uma grande adesão por parte delas na realização do preventivo e mamografia e a cada evento realizado o número de usuários aumenta. Toda essa adesão nos faz perceber que o nosso objetivo vem sendo alcançado, pois prevenir é muito melhor do que tratar”, lembra a secretária de saúde, Renata Zaccaron. 

Durante este sábado, as ações movimentaram os usuários da Rede de Saúde da Zona Sul e Lagoa dos Freitas. As unidades seguiram com as atividades das 8 às 17 horas, comrealização de exames preventivos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e agendamento de mamografia. Além dos exames, as participantes também foram presenteadas com maquiagem, pintura das unhas e corte de cabelo. Durante o último sábado, dia 15, a programação foi realizada nas comunidades de Pedreiras, Centro e Barra Velha.