Equipes intensificam reparos após ciclone extratropical

Após a passagem do ciclone extratropical que provocou maré de tempestade e ressaca na última sexta-feira, 28, em todo o litoral catarinense, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Balneário Rincão iniciou na manhã de hoje, 31, os trabalhos de recuperação nas ruas próximas a orla. O prejuízo atingiu desde a entrada da plataforma até o acesso sul da praia, como também a Barra Velha. No final de semana, a equipe fez a desobstrução da drenagem pluvial na Avenida Beira Mar. “Foram abertas 10 valas com um metro de altura por 1,5 de largura para escoar a água das ruas”, explica o Secretário, Renato Vitche. 

Vinte homens e oito maquinários, entre caminhões, patrola e retroescavadeiras, seguem retirando a areia e entulhos trazidos pelo mar até às ruas. Até o momento, foram recolhidos 30 caminhões de areia das ruas para serem recolocados nas dunas. De acordo com Vitche, cerca de 30 ruas ficaram danificadas pela força da água e outras tiveram até 50 centímetros de areia. 

Além das vias, cinco passarelas, postes de guarda-vidas e pontes também foram danificados.  De acordo com o levantamento da Secretaria, estima-se um prejuízo de mais de R$ 410 mil até o momento, com 1.560 pessoas afetadas e 780 casas alagadas em toda a orla. Ninguém ficou desabrigado.

 “Toda a duna que fica na extensão da orla ficou prejudicada, sendo que uma parte foi movida para as ruas e outra para beira-mar. A proposta é remanejar as dunas para os locais de origem até para prevenir possíveis eventos climáticos”, destaca o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Amboni. 

 Tartaruga

 Com a ressaca, as ondas trouxeram uma tartaruga que já estava em estado de decomposição sobre as dunas.