Comunidade de Barra Velha ganha nova escola

Totalmente reformulada, foi inaugurada na tarde de hoje, 19, as novas dependências da escola E.M.E.F Professora Amélia de Souza Silva, em Barra Velha, Balneário Rincão. A instituição escolar foi construída com o intuito de ser a primeira escola do município que funcionará em período integral. O ato contou com a presença do Prefeito Décio Góes e a Primeira-Dama de Balneário Rincão, além dos secretários de governo, alunos e comunidade. O Prefeito de Içara Murialdo Canto Gastaldon também esteve no evento. Para abrilhantar ainda mais a festa, os alunos da escola realizaram apresentações de dança como ballet, dança de rua e temática dos anos 60.

“Esta é uma conquista para a comunidade e um orgulho para o governo municipal e a Secretaria de Educação. Pois nos sentimos realizados em deixar completa esta tão importante obra que há muito tempo vem sendo reivindicada e desejada por toda a comunidade. Fica agora o compromisso de todos para que zelem pela manutenção e conservação do prédio que foi planejado para atender com qualidade as crianças de nossa cidade”, afirma a Secretária de Educação, Liene Silveira.

A nova estrutura tem capacidade para 180 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O educandário foi contemplado com uma biblioteca, sala de informática, auditório, sala de Artes e Educação Física, sala de projetos e de professores, secretaria e seis salas de aula. Além de um almoxarifado e uma cozinha ampla e funcional. A obra foi custeada pelo Governo Federal e o Ministério da Educação em mais de R$ 900 mil. “Toda a escola foi construída pensando na acessibilidade e inclusão, contando com rampas de acesso e banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais”, destacou Liene.

“Começamos a revolução da educação aqui pela Barra Velha. Nós estamos comemorando aqui não só o espaço físico, mas toda a metodologia e todo o projeto pedagógico. Um dos méritos que se destacam é a Escola Criativa com oficinas culturais e educativas, como também o incentivo ao empreendedorismo. Aqui está sendo lançada uma semente para o futuro”, pontuou o Prefeito Décio Góes.

A Gestora Escolar, Elis Rosana Lima Custódio estava visivelmente emocionada e em poucas palavras agradeceu o carinho de todos. “Tudo o que eu fiz por esta escola foi com muito amor. Amo todos vocês”, disse.

Em paralelo à inauguração da escola, ocorreu a Feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria do Sebrae com a Administração Municipal. Na Feira foram disponibilizadas ervas frescas, brinquedos feitos com materiais reciclados, mudas de temperos e lanches. Os produtos foram apresentados e colocados à venda com preços populares. A Gestora Estadual do JEPP –SC, Iara Calil, também acompanhou a solenidade.

Alunos e comunidade aprovam novas instalações

A dona de casa, Zenir Patrício da Silva tem uma neta que estuda no 4º ano e ela ficou encantada com o que viu. “Ficou muito linda a escola. Ainda estou conhecendo, mas pelo que vi aqui, gostei muito”, elogiou Zenir.

Os primos Gabriel Dias de Quadras e Maria Clara da Silva estudam juntos na mesma turma do 3º ano. Eles adoraram a nova escola. “Eu achei muito legal e bonita. Agora teremos uma biblioteca e uma sala de informática”, disse o garoto.