Guarda-vidas civis se formam em Balneário Rincão

Com o verão se aproximando, a população de Balneário Rincão salta de 13 mil pessoas para aproximadamente 200 mil. Com isso, há uma preocupação com a segurança dos turistas e população que escolhem o município para veranear. Na manhã de hoje, 29, se formaram 24 guarda-vidas civis no calçadão de Balneário Rincão. A formatura contou com a presença do prefeito Décio Gomes Góes, secretários de governo e vereadores.

O curso teve duração de um mês com uma carga horária de 90 horas/aula, sob coordenação do 1º Tenente Samuel Ambrósio, comandante da Companhia de Bombeiros de Içara. Os formados se juntarão a partir do dia 7 de dezembro aos demais 25 guardas, que já estão atuando na praia desde o dia 12 de novembro.

Os alunos receberam aulas sobre técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático, recuperação de afogados, legislação, tráfego marinho, prevenção e atividade física. Todos passaram por provas teóricas e práticas. Além da formatura do curso, foram entregues as medalhas de categoria bronze ao Tenente Fernandes e ao cabo Alisson por terem completado 10 anos de serviço na corporação. Também foi entregue homenagem aos Clubes Mampituba, Rincao Praia Clube, City Clube e Cooperalianca pela colaboração durante a realização do curso.

Os guarda-vidas já deram início a Operação Veraneio no início deste mês. Ao todo, 25 guardas estão à disposição dos veranistas na pré-temporada, sendo que 10 atuarão nos finais de semana e 15 de segunda a sexta-feira. No lançamento oficial da temporada, que será no dia 22 de dezembro, aproximadamente 40 guardas estarão trabalhando na beira-mar nos finais de semana e no revéillon.

De acordo com o Tenente Samuel Ambrósio, atualmente existem 10 postos salva-vidas na beira-mar, mas nem todos estão ativados. “Iremos trabalhar em pontos específicos em que a concentração de banhistas for maior, como as plataformas norte e central e Lagoa dos Freitas”, avisa Ambrósio.

O Corpo de Bombeiros orienta aos frequentadores de praias e lagoas, que procurem uma localização segura com a presença de guardas. Conforme Ambrósio, em outros lugares a população será orientada apenas com placas informativas. Lagoas particulares e parques aquáticos devem obrigatoriamente possuir um responsável. “Faz três anos que não ocorrem afogamentos seguidos de morte em locais guarnecidos”, informa.

Efetivo de policiais é o dobro do ano passado

Para completar a Operação e oferecer mais segurança, a partir do dia 22 de dezembro até 5 de março, Balneário Rincão também receberá o reforço de 25 policiais militares por dia. Segundo o Sargento Rafael Steinert, a expectativa é muito boa, já que o efetivo é o dobro do ano passado.

“Vamos trabalhar com duas barreiras fixas: uma na Zona Norte e outra na Sul, quatro viaturas espalhadas por cada setor: Barra Velha, Zona Sul, Norte e Centro. Além do reforço do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Içara, Rondas Ostensivas com o apoio de outras cidades (Rocam) e um comandante de área”, comunica Steinert. Para o revéillon, os militares contarão com o apoio especializado da cavalaria, canil e o PPT de Criciúma.

Segundo Steinert, as ocorrências mais comuns nesse período são perturbação, som alto, infrações de trânsito como embriaguez, condução de veículos não licenciados e motoristas não habilitados.