Com metodologia criativa, Proposta Curricular de Ensino é lançada no Rincão

Reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI, articulando teoria e prática. Com esse propósito, a Secretaria de Educação de Balneário Rincão lançou a Proposta Curricular do Ensino Fundamental na noite desta terça-feira, junto com o II Fórum das Escolas Criativas, na sede da escola Arroio Rincão. 

O plano apresentado foi construído nos últimos dois anos, durante o Programa de Formação Continuada em Escolas Criativas, com a participação de cerca de 60 pessoas, entre professores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação.  

“Quem lutou e acreditou que poderíamos planejar e executar um ensino de qualidade, conseguiu concretizar inúmeros documentos que agora serão executados com os nossos alunos. Plantamos a semente da escola criativa, para que os filhos do nosso Rincão sejam felizes, pois no final de tudo, o propósito é sempre esse”, disse o prefeito Décio Góes, durante o lançamento.  

O projeto Escola Criativa foi idealizado pela Universidade de Barcelona e trazido para ser aplicado na metodologia de ensino de Balneário Rincão, através da coordenadora de relações internacionais do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Marlene Zwierewicz no início de 2013, com o desenvolvimento de alguns projetos.  O modelo rendeu prêmios e reconhecimentos nacionais para o Rincão ao longo dos três últimos anos, como o projeto “Lixo Zero”, desenvolvido pela escola Amélia de Souza Silva, da Barra Velha, que colocou a instituição como “escola destaque” do país.  

“Aplicamos a ideia Escola Criativa na Proposta Curricular de ensino, priorizando três linhas importantes. Uma concepção pedagógica mais sistêmica, que prioriza não só a transmissão de conhecimento, mas a contextualização. Por exemplo, o aluno aprende sobre fração, mas também aprende para que serve e como vai utilizar no cotidiano dele”, explica Marlene, acrescentando a ênfase em projetos e perspectiva de avaliação inclusiva como duas próximas linhas que são trazidas na proposta. 

A proposta curricular já passa a ser executada nos próximos meses e poderá ser modificada ou aperfeiçoada durante os próximos governos. 

 Participaram do lançamento a secretária de Educação, Liene Silveira, o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Amboni e professores e alunos envolvidos na construção da proposta. “Foi ótimo iniciar o ensino através desta metodologia. Participamos de congressos e tivemos a oportunidade de apresentar aquilo que abordávamos em sala de aula. Também senti que os alunos aprenderam com mais facilidade”, concluiu uma das professoras da Escola José Réus, Adriana Maffei.