Minicurso vira Clube de Mães dentro do condomínio Deobaldo Pacheco

Um minicurso de artesanato com duração de 30 dias, proporcionou às mulheres do Condomínio Deobaldo Pacheco, em Balneário Rincão, um mundo de oportunidades.  A  integração realizada duas vezes por semana, foi o suficiente para que o minicurso se tornasse o mais novo Clube de Mães do Município. Hoje, 1, à tarde, a Secretária de Assistência Social, Mariza Gyrão Góes, acompanhou de perto o desempenho das alunas e ficou satisfeita com o resultado. “O Clube de Mães do Deobaldo Pacheco é o nosso bebê a partir de agora. A semente foi plantada, agora só depende de vocês”, disse Mariza às participantes. 

Segundo a secretária, os Clubes de Mães têm muito mais para oferecer do que apenas as aulas de artesanato. “Os grupos elevam a autoestima das mulheres, ao mesmo tempo em que elas mesmas estão preparando os presentes de Natal para os familiares e amigos. Isso é um grande fator de socialização que gera uma inclusão produtiva, incrementando a renda familiar”, ressalta. 

 

O projeto técnico social é uma parceria do Governo Municipal de Balneário Rincão com a Caixa Econômica Federal (CEF). No total, 20 condôminas participam das atividades. Este é o 16º Clube de Mães do município. “A princípio a ideia era somente algumas aulas de artesanato, porém, a medida que os  encontros foram acontecendo, resolvemos estender este trabalho para o Clube de Mães”, relata a Assistente Social, Maira Costa. 

As aulas ocorreram duas vezes por semana, com duração de 30 dias e incluiu atividades como pintura em tecido, crochê, tricô e ponto cruz. Todo o material necessário como linhas, tecidos, pincéis foram disponibilizados pela CEF, como também a professora Rosilene Matos, que atua há 20 anos com trabalhos manuais. 

A dona de casa, Andria de Souza Vansniewski, disse já ter uma experiência com o artesanato. Para ela, o minicurso foi uma chance para aperfeiçoar ainda mais seu trabalho. “Achei o curso muito bom. Eu já tenho um pouco de noção com pintura e crochê, mas é sempre bom aprender mais alguma coisa”, diz a moradora do condomínio, que vende artesanato em datas comemorativas. Inclusive, já tem encomendas para o Natal.

Por outro lado, a jovem Morgana Leandro da Rosa, nunca tinha feito nenhum tipo de artesanato. Mesmo assim, resolveu tentar e o resultado foi surpreendente. “Fiquei muito feliz em ter conseguido fazer a pintura, porque achei que seria mais difícil. Eu simplesmente amei. Para mim, foi uma grande oportunidade”, afirma a dona de casa.