Seminários sobre o Projeto Orla iniciam nesta quarta-feira

O uso e a ocupação da orla do Balneário Rincão pautará uma série de seminários que têm início nesta quarta-feira, dia 26. A iniciativa servirá para explicar como funcionará o Projeto Orla, lançado no início deste mês.  A partir daí a comunidade passa a discutir o assunto com os órgãos competentes. A necessidade de conciliar as paisagens naturais e o lazer do município com desenvolvimento sustentável é o principal foco do projeto.

A discussão será levantada em três locais da cidade, cuja realidade da orla é específica. O primeiro seminário será no Centro Catequético da Zona Sul. Na quinta-feira, os moradores da Barra Velha vão se reunir no Centro Comunitário para ouvir as explicações. E na sexta-feira, o centro também poderá opinar e tirar as dúvidas sobre o projeto, no auditório Dona Noca. Todas as reuniões vão ter início às 19h30min.

Coordenadora do Projeto Orla, a arquiteta da prefeitura, Adiana Garlini, explica que a população do Balneário é muito importante na implantação do projeto. “É interessante que as pessoas participem dos seminários para que elas entendam a necessidade de preservar a nossa orla”, comenta. Sobre o assunto citado, uma representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vai conversar com os participantes sobre o que são estas áreas de preservação.

O Projeto orla irá definir e planejar as diretrizes e ocupação da orla marítima de todo o município. Outro objetivo da ação é estabelecer os limites de uso e ocupação por áreas públicas, calçadas e passarelas. “Isso tudo vai valer para definirmos o tipo de praia e cidade que queremos”, comenta a coordenadora.

No Balneário Rincão o projeto é idealizado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, SPU e Prefeitura. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto.

Preocupação com o meio ambiente

De acordo com a procuradora do Município, Angélica Zenato, o Projeto Orla buscará harmonizar os conflitos entre a urbanização e as condições de uso da orla, bem como o respeito às leis ambientais. “Este trabalho vai ser com uma gestão integrada e isso vai facilitar para que os futuros projetos sejam solicitados dentro das normas”, explica Angélica.