Rincão contará com polo da Udesc

A possibilidade de contar com um campus da Udesc no Balneário Rincão ganhou força na manhã desta sexta-feira com a vinda do reitor da instituição, Marcus Tomazi, no município. Ele explicou que para construir um campus e ter aulas presenciais será necessário a união de forças políticas para que os recursos da obra sejam liberados. Mesmo com as dificuldades apresentadas, o reitor garantiu que a partir do primeiro semestre de 2018 já será implantado um polo de ensino à distância. O curso a ser realizado e o local das aulas serão levantados pela Secretaria Municipal de Educação de Balneário Rincão.

O processo para a aprovação da proposta já começa nos próximos dias, com o levantamento das documentações necessárias e o envio para o Ministério da Educação e Cultura (MEC). O reitor Marcus Tomazi explicou todos os passos a serem seguidos até a implantação do polo. Para ele, a vinda da universidade vai qualificar o município e atrair mais investimentos para a região. Ele vai deixar para a comissão que vai tratar de todos os trâmites e levantamentos exigidos pelo MEC para também trazer as principais demandas para que os cursos venham ao encontro destas necessidades.

O prefeito de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio agradeceu o empenho e a vinda do reitor até a sede do município. Para o prefeito, a vinda do polo já vem ao encontro das necessidades do município, mas que o objetivo é a implantação de um campus. Custódio entende que a implantação da universidade vaia trazer mais oportunidades de negócios para o Rincão e atrair mais moradores, além de fomentar o setor imobiliário, que na baixa temporada, chega a ficar com mais de 10 mil casas fechadas.

Após a confirmação da implantação do polo, o reitor acompanhado do prefeito foram fazer uma visita nas dependências da Escola Municipal Arroio Rincão, que poderá ser utilizada como sede do novo polo. O secretário de Educação do Balneário Rincão, Adroaldo Faraco, ficou com a responsabilidade de levar a documentação necessária a ser encaminhada para o MEC e também para a Udesc.