Prefeito cobra apresentação de Plano

O prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, esteve nesta quarta-feira na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Florianópolis, cobrando do superintendente da Funasa, Adenor Piovesan, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi realizado pela Unesc e encaminhado para a Funasa. Após estar em posse do documento, a Administração Municipal encaminhará para aprovação na Câmara de Vereadores. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito Luiz Gustavo da Luz.

O Plano Municipal de Saneamento Básico rege as diretrizes e as metas para os próximos 20 anos. Para elaboração do plano é necessário a realização de um estudo com o levantamento da população, esgoto gerado, entre outros itens importantes para a elaboração do documento. O superintendente da Funasa Adenor Piovesan apontou que nos municípios com menos de 50 mil habitantes, em Santa Catarina 127 não possuem projeto de esgoto. No Estado, apenas 13 não possuem Plano de Saneamento Básico, incluindo Balneário Rincão. “Como o plano já foi elaborado pela Unesc, devemos fazer a entrega de forma oficial, com uma cerimônia na universidade de todos os planos dos municípios da região Sul do Estado”, garante o superintendente.

Encaminhamentos

Pensando em acelerar o processo para que seja feito o projeto para a implantação do sistema de esgoto em Balneário Rincão, o prefeito Jairo Custódio deverá selar nos próximos dias um termo de cooperação técnica entre o Samae do Rincão e a Funasa. O orçamento para a elaboração do projeto de Saneamento custará na faixa de R$ 500 mil. A intenção é deixar o projeto pronto até o fim deste ano, pois leva na média de 8 meses para a elaboração do documento.

O superintende da Funasa, Adenor Piovesan, informou que o projeto para a execução do sistema de esgotamento sanitário no Rincão deverá ser orçado em mais R$ 50 milhões. Os recursos poderão ser conseguidos através da Funasa, financiamento da Caixa Econômica Federal e recursos próprios do município. “Queremos transformar o balneário Rincão numa cidade acolhedora e que ofereça qualidade de vida para os seus moradores e veranistas, por isso a importância de termo o sistema de esgoto”, destaca o prefeito Jairo Custódio.