Autistas participam de projeto

Balneário Rincão

Para quem presenciou a alegria dos alunos da Associação Amigos dos Autistas (AMA) ao entrar no mar, saiu convencido de que o projeto Praia Acessível está conseguindo atingir os objetivos. Nesta terça-feira, estiveram participando do projeto, 18 alunos da AMA, nesta quarta-feira estará presente mais uma turma e na quinta-feira será a vez das crianças. O Praia Acessível, projeto destinado as pessoas com algum tipo de deficiência que desejam entrar no mar, foi aberto neste ano no dia 2 de janeiro.

O projeto segue no Balneário Rincão diariamente das 9h às 11h e das 15h às 18h e é uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar e Comunitários com a Administração Municipal. O coordenador do projeto no Rincão, sargento Lindomar Romancini explicou que a proposta já beneficiou mais de 30 pessoas neste ano, e que nestes três dias irá contemplar cerca de 40 integrantes da AMA. Ele explica que para o desenvolvimento do projeto, a prefeitura montou a estrutura, incluindo até um banheiro químico para pessoas com deficiências. O projeto é desenvolvido no posto 1, dos Guardas Vidas do Rincão próximo a plataforma norte.

A ação visa proporcionar atividades seguras a pessoas com dificuldades de locomoção, através da cadeira anfíbia. Todos os trabalhos são supervisionados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Comunitários e coordenados pelos Bombeiros Militar. A diretora da AMA, Estefânia Borges, falou que a experiência é novas para os alunos. Segundo ela, esta é a sétima colônia de férias promovida pela escola e que somente neste ano foi possível fazer esta atividade diferente.

Estefânia era uma das pessoas mais entusiasmada com o projeto. Segundo ela, foi muito bom ver as reações dos alunos, que se divertiram muito dentro da água. “A experiência foi positiva e extremamente gratificante para eles, e para a gente”, destaca a diretora. Segundo ela, nesta quarta estará no Rincão a turma de adolescentes e na quinta-feira será a vez das crianças. “O cuidado e o zelo da equipe dos Bombeiros para com os alunos é algo a se elogiar”, enaltece Estefânia.