Gerência de Saúde inicia roteiro nos municípios pelo Rincão

A Gerência Regional de Saúde (GERSA) iniciou nesta segunda feira, um roteiro de visitas técnicas aos 12 municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma. O primeiro município escolhido foi Balneário Rincão. O projeto tem como objetivo aproximar os técnicos do Governo do Estado com as Secretarias Municipais de Saúde, a fim de auxiliar e capacitar, proporcionando uma melhora na qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde. O prefeito Jairo Custódio, o vice-prefeito, Luiz Laurindo e a administração municipal, receberam a equipe de profissionais da GERSA e o secretário Regional, João Fabris no gabinete do prefeito. “A ideia é que os municípios estejam alinhados com a Secretaria de Estado da Saúde. Somos o Governo do Estado na região e os municípios precisam estar bem atendidos”, comenta Fabris.

A visita começou com uma apresentação dos profissionais da GERSA e a função dos setores de Controle e Avaliação, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Assistência Farmacêutica, Imunização, Vigilância Sanitária, LACEM, Saúde Bucal, Saúde Mental e Vigilância Epidemiológica. Logo após, a equipe visitou as instalações da secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri, o projeto de aproximação também visa dar agilidade aos processos de captação de recursos. “Nossa preocupação é maior com os municípios pequenos e aqueles que trocaram a administração. Faremos um levantamento com as principais necessidades de cada cidade e tentar trazer mais capacitação. Ao final da visita a equipe da GERSA entregará um relatório aos prefeitos”, explica o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri.

Para o prefeito, a visita da equipe veio em boa hora. “Para nós que estamos começando, esta aproximação é muito importante. A saúde é prioridade da administração municipal e queremos auxílio para captar a maior quantidade de recursos disponíveis possível”, assegura Custódio.