Escolas do Rincão realizam atividades em alusão ao Dia Mundial da Água

Balneário Rincão é privilegiado quanto as reservas de água que possui.  O município possui um complexo lagunar composto por sete lagoas. Mesmo com este potencial, as escolas do município têm trabalhado com os estudantes a importância da preservação da água. Em várias instituições de ensino do município foi trabalhado temas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, dia 22 de março.

Para contribuir com as atividades dos alunos, o SAMAE programou atividades especial para as escolas com palestra do engenheiro químico Fabrício de Oliveira. A palestra será ministração na Estação de Tratamento de Água (ETA) onde os alunos estarão visitando. Nesta quarta-feira, estarão na ETA as turmas do 4º e 5º ano da Escola Arroio do Rincão, na quinta-feira, será a vez dos estudantes da escola José Réus, da Lagoa dos Freitas, e na sexta-feira, mais turmas da escola do Arroio do Rincão.

A professora Eliane Bocimioski, do 4º ano, trabalhou a importância da água e a preservação. Ela reforçou a necessidade de economizar com dicas do dia a dia, como fechar a torneira no momento da escovação dos dentes, na hora de lavar a louça. “Conscientizar de que se não cuidar a água potável ira acabar”, pontua Eliane. A professora Albertina Grunow, da turma 402, também trabalhou a importância da preservação da água. Com o tema aspectos da água a professora realizou uma dinâmica com experimentos sobre as propriedades da água e os estados físicos. O trabalho teve como objetivo a percepção da importância da água para nossas vidas, ressaltando o compromisso que temos em preservá-la para o desenvolvimento sustentável, bem como aprofundar conhecimentos mais específicos referente ao tema. A professora se vestiu de cientista e fez experimentos junto aos alunos.

Outras escolas também fizeram aulas sobre a importância da preservação da água. Os alunos do CEI Sonho Infantil de Pedreiras aprenderam que na natureza encontramos muita água, mas que é preciso cuidar. “Nada melhor do que conscientizar os alunos desde cedo”, explica a professora Ana Paula. Com o projeto contos e histórias, os alunos da professora Karina Colombi, do CEI a Pequena Sereia, entraram no clima do Sítio do Pica-pau Amarelo, conhecendo os personagens de Monteiro Lobato. A professora aproveitou a história “a Princesa do Reino das Águas Claras” para trabalhar o tema água, em alusão ao Dia Mundial da Água.