Professores passam por capacitação

A proposta pedagógica da rede de educação de Balneário rincão é o pensamento lógico matemático. Para aperfeiçoar a ideia junto com os profissionais da área de educação, foi realizada na noite de quinta-feira, uma capacitação pedagógica. Para o psicólogo e professor Adroaldo Faraco, o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados. Para ele, aprender números é mais que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número. Parindo deste pressuposto, as ideias matemáticas que as crianças constroem na educação infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar cotidiana.

Uma proposta de trabalho com a matemática deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade. No ensino de matemática, o mais importante é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança. O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinadas ou transmitidas.

No dia a dia nas escolas, as professoras já começaram a fazer algumas atividades usando o raciocínio lógico-matemático, como nas aulas de educação física e também em outras disciplinas. “Participaram do encontro professores, auxiliares, serviços gerais, merendeiras, motoristas, colaboradores, assistentes sociais e o público em geral desta etapa da formação pedagógica e ficou a sensação do dever cumprido”, ressaltou Faraco.