Secretaria de Saúde intensifica campanha Outubro Rosa

Moradores do Balneário Rincão aderiram a campanha internacional “Outubro Rosa”, que tem como objetivo a conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. A exemplo do que ocorre em todo mundo, no novo Município não será diferente: funcionários da Secretaria de Saúde ficarão empenhados durante todo o mês para promover eventos de conscientização. Materiais de orientação serão distribuídos para a população durante todo o mês.

Além disso, os funcionários públicos irão trabalhar no mesmo ambiente. Para isso, a secretária interina Fernanda Venturino, junto com a equipe dos postos de saúde, está passando em todos as repartições públicas distribuindo fitas rosas que, cruzadas, simbolizam a campanha.

No roteiro de atividades promovidas durante o Outubro Rosa, uma palestra para mulheres gestantes está reservada para o próximo dia 21, às 8h30min, na Unidade de Saúde da Zona Sul do Balneário Rincão. A prevenção do câncer de mama será abordada no próximo dia 26, também às 8h30, na Unidade de Saúde do centro. Para fechar as atividades, no dia 31 de outubro o conferencista Jairo Martins dará palestra sobre o mesmo assunto a partir das 19 horas no Centro Comunitário de Pedreiras.

Para a secretária de saúde do município, Fernanda Frelo Venturino, a campanha é fundamental para a conscientização das mulheres. A secretária também lembrou como é fácil agendar uma consulta para detectar a doença. “É importante que a mulher saiba como prevenir o câncer de mama. Essa campanha tem o papel de conscientizá-las. Qualquer mulher pode ir até a sua unidade de saúde para marcar uma avaliação ou mamografia com o médico”, enfatizou a secretária. Durante todo o mês de outubro lembrancinhas serão entregues para a população em geral em todas as unidades de saúde.