Mutirão acaba com filas para exame de ultrassom

Uma das grandes preocupações da Administração Municipal começa a ser solucionada. Nos primeiros meses da administração, a população cobrou melhorias na área de saúde. As filas de espera começam a ficar zeradas e os trabalhos das equipes de saúde têm chamado atenção pelo bom atendimento e qualidade na prestação dos serviços. As solicitações para  a realização de ultrassonografia estavam com uma fila de espera de mais de 100 pessoas. Até esta quinta-feira, foram atendidos todos os pacientes que estavam aguardando para realizar o exame. O prefeito Jairo Custódio junto com o  vice-prefeito e responsável pela Secretaaria de Saúde Luiz Laurindo estiveram na Policlínica acompanhando os pacientes serem atendidos. “Com este mutirão zeramos a fila, mas os serviços continuaram a ser executados conforme a demanda da população”, explicou o vice-prefeito e responsável pela pasta da Saúde Luiz Laurindo.

A Secretaria Municipal de  Saúde também está zerando as filas de algumas especialidades. Nesta semana, foram disponibilizadas um maior número de requisições para consultas com o médico psiquiatra. “Estamos realizando 15 por semana, mas falamos com o profissional e conseguimos dobrar o número de consultas  semanais”, destacou Laurindo. Outra especialidade que terá o número de consultas aumentado nas próximas semanas é a de ortopedia.

Na quarta-feira, a Secretaria de Saúde reuniu todas as agentes de saúde do município com o auxílio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) para discutir  estratégias de promoção da saúde, principalmente a criação de grupos de educação em saúde com base no diagnóstico epidemiológico das comunidades. O primeiro grupo aa ser criado será  o  de combate ao tabagismo. No Centro, terá o grupo de Idosos e na Lagoa dos Freitas o grupo de gestantes. No Rincão Sul grupo de diabéticos hipertensos gestantes e adolescentes. Na Pedreiras grupos de gestantes e qualidade de vida e atividade física. ‘”Estes grupos têm como principal objetivo fomentar a autonomia para mudança de hábitos que favoreçam uma vida saudável”, explicou a gestora da pasta da Saúde Ioná Vieira.

Vacinação

A equipe de saúde de Balneário Rincão já atingiu 50% da meta de vacinação contra a o vírus H1N1. No total, o município tem o compromisso de imunizar quatro mil pessoas. No sábado, 13 de maio, Dia Nacional da campanha, todas as unidades de saúde do município estarão abertas. A expectativa é de que seja vacinada 90% da meta a ser atingida. “Neste sábado esperamos que os pais tragam seus filhos para tomar a dose, já que durante a semana, as crianças estão em aula e os pais trabalham”, pontua Ioná.