Unesc realiza projeto em Balneário Rincão

Uma equipe de professores e acadêmicos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) passaram dois dias na Escola José Réus da localidade da Lagoa dos Freitas realizado um projeto de pesquisa e extensão com o tema Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio. O projeto tem duração de dois anos. Iniciou no ano de 2016, com atividades de Educação Ambiental e Patrimonial com os professores. Já em seu segundo ano de execução as atividades envolveram os educandos da Escola José Réus, em parceria com o LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Setor de Arqueologia da Unesc e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. A ação ocorre por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

O projeto tem como principal objetivo envolver por meio de ações educativas as escolas municipais e Museu de arqueologia do Município de Balneário Rincão, e o Setor de arqueologia, o curso de História, o Curso de Ciências Biológicas da UNESC, visando o conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio arqueológico. Outros objetivos são a preparação dos bolsistas através de leituras do material bibliográfico indicado pelos professores orientadores, auxiliando os mesmos na produção de material a ser utilizado nas ações educativas; realizar oficinas de educação patrimonial e ambiental com os docentes da escola municipal e representantes da secretaria de educação da comunidade, abordando a localização dos mesmos a legislação que garante a sua proteção; realizar oficinas de educação patrimonial e ambiental com os educandos da rede municipal de Balneário Rincão, entressacando os mesmos com o Museu de arqueologia da comunidade e universidade UNESC, representada pelo Setor de arqueologia e cursos de História e Biologia, evidenciando o patrimônio arqueológico local, sua legislação e paisagem; expor em espaços formais e não formais da cidade, os trabalhos realizados pelos alunos como forma de socializar o conhecimento produzido sobre o patrimônio arqueológico local; e socializar os resultados do projeto por meio de eventos científicos.

O professor e doutor Juliano Bitencourt Campos do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) daUniversidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC, explicou que o Balneário Rincão foi escolhido para execução do projeto pela grande quantidade de sítios arqueológicos na região. Participaram das atividades os educando e a diretora da Escola José Réus, Dolores da Luz, o professor Dr. Juliano Bitencourt Campos, os acadêmicos de História André Martins e Lauro Carrer, acadêmicos da biologia: Giovana Cadorin e Nathan Gava e assistente do Setor de Arqueologia da Unesc Giovana de Souza Pereira.

A segunda etapa de execução do projeto ocorreu nos dias 11 e 12 de maio de 2017 com os educandos da Escola José Réus. No dia 11 no período matutino, quatro turmas (duas de quarto ano e duas de quinto ano) participaram de uma palestra que abordava conceitos sobre a ciência arqueológica, no intuito de responder as seguintes perguntas: O que é arqueologia? O que é cultura material? Existem sítios arqueológicos na região? O que são sítios pré-históricos e históricos?

Já na manhã do dia 12 foram realizadas as seguintes oficinas: Oficinas de escavação: Ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo; oficinas de cerâmica: Identificar e compreender a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas que viveram no litoral sul catarinense; oficina de pintura: demonstrar e na utilização da prática como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.