Projeto Prefeito nos Bairros chega na Lagoa dos Esteves

O projeto Prefeito Nos Bairros que busca a participação dos moradores para a escolha das obras a serem executadas dentro do chamado Orçamento Comunitário. Nesta segunda-feira, o projeyto será realizado na Lagoa dos Esteves com participação das famílias do condomínio Vila Suiça, da Lagoa dos Esteves e da Lagoa do Faxinal. Na última semana o projeto passou por Barra Velha, Pedreira e Lagoa dos Freitas.

O projeto consiste na participação popular para a escolha das obras prioritárias de cada cxomunidade. Cada bairro escolhe as obras a serem realizadas e elege os delegados, que farão parte de um Conselho, que lutará para que as obras saiam do papel. Os recursos para a execução das obras próprios da prefeitura. Já que o prefeito Jairo Celoy Custódio, priorizou nestes seis primeiros meses de administração uma economia baseada no enxugamento da máquina. Ele administra sem a equipe de secretário colocando apenas gestores em cada pasta. O próprio prefeito ocupa de forma interina a Secretaria de Obras, o vice-prefeito está na Secretaria de Saúde. Nos três primeiros meses da administração, o prefeito economizou somente com folha de pagamento cerca de R$ 1 milhão, em relação ao mesmo período de 2016.

O primeiro encontro realizado na Barra Velha contou com quase 150 pessoas elegendo seis delegados. As principais obras reivindicadas foram o asfaltamento do acesso à a praia de Barra Velha, segurança com a colocação de câmeras de segurança e reativação do posto policial da comunidade, drenagens das ruas para que a comunidade não sofra mais com alagamentos como ocorreu no fim do mês de maio. Outras prioridades elencadas foram pavimentação do acesso à Ilhas e medicamentos na Unidade de Saúde.

O segundo encontro realizado na Pedreira contou com um pouco mais de 60 moradores. As obras  prioridades da comunidade são a pavimentação da rua Ana Maria Joaquina, construção do berçário e pediatra na Unidade de Saúde do bairro. Na Lagoa dos Freitas, as obras escolhidas foram pavimentação da rua Atlântica, construação de uma escola nova e pavimentação da rua da escola.