Últimos dias para fazer o Alistamento Militar

Termina nesta sexta-feira, dia 30, o prazo de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino e que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro em 2017. Em Balneário Rincão, os jovens podem procurar a Junta Militar que fica situada junta com a Prefeitura. O alistamento pode ser feito tanto presencialmente como pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br

Na tarde desta quarta-feira, o coordenador da 16ª da Junta Militar, tenente Júlio Cézar, visitou a Junta Militar de Balneário Rincão para verificar como estavam os andamentos dos trabalhos. A secretária da Junta Militar de Balneário Rincão, Juliana Tomé Paulo, explicou que faltando poucos dias, alguns jovens do município ainda não fizeram o alistamento.

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar a data de retorno à Junta, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Como o alistamento é obrigatório, sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.

Segundo informações do Ministério da Defesa, anualmente cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.